A Tradição Gaúcha | Casa da Tradição

Conheça a Tradição Gaúcha

O tradicionalismo é um estado de consciência, que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitar com o progresso, através do cultuar, vivenciar e preservar o patrimônio cultural do povo gaúcho. É a sociedade que defende, preserva, cultua e divulga a tradição gaúcha, que congrega defensores dos costumes, dos hábitos, da cultura, dos valores do gaúcho.
O tradicionalista é um "homo sapiens", ou seja, é o ser que sabe que sabe, é o ser que está no mundo com ciência, com sabedoria, dotado de inteligência, é um ser pensante e eminentemente social que cultiva os saberes de seus ancestrais.

bandeira-RS

Peão e a Prenda

Danças Tradicionalistas

Chamados assim, o homem e a mulher da cultura gaúcha, podemos defini-los:

Ele, homem que cultiva a tradição gaúcha, por costume utiliza como vestimentas: a bombacha, a bota de couro, guaiaca na cintura, camisa, lenço (vermelho se maragato, branco se for chimango) e chapéu. Vive a lida de campo no seu dia-a-dia, tem no sangue o apredizado para lida com o gado, com cavalos, mantém a estância em dia nos trabalhos manuais.

Ela, responsável pelas tarefas de casa, cuidar das crianças, preparar as refeições. Suas vestimentas se resumem a: Vestidos, casaquinhos, sapatos ou sapatilhas. Figura importante da história gaúcha, a prenda tem valor imensurável, sendo responsável por manter a casa enquanto seus maridos, filhos, netos partiam para guerras e carreatas. Mulher de temperamento forte, líder ao natural, leva no peito a bravura do povo gaúcho.

O Chimarrão

O chimarrão é a bebida típica gaúcha, feito com a erva-mate, tem gosto que mistura doce e amargo.

Passada de mão em mão, a cuia, é a vasilha feita do fruto da cuieira, onde se coloca a erva-mate e água quente.

O outro talher indispensável é a bomba, normalmente feito em prata lavrada, tamanho de 25 cm, na extremidade tem seu formato oval, usada para tomar o mate.

Mateando